Urooncologia


Por acaso o termo Urooncologia lhe soa familiar? Você sabe os tratamentos que melhor estimulam os pacientes e incrementam sua saúde? A esquipe de médicos altamente especializados da clínica Renovare, situada na SEPS Q 709/909, tem o prazer de discorrer um pouco a respeito deste assunto e poder tirar todas as dúvidas que possam surgir nesse interim.

Afinal, do que se trata urooncologia?

Também denominada de Urologia Oncológica ou Onco-Urologia, a Urooncologia não é uma especialidade médica propriamente dita. Trata-se de uma subespecialidade da urologia que atua na prevenção, diagnósticos, investigação, tratamento e seguimento de tumores malignos presentes no trato urinário, genital e retroperitônio do paciente. Entre outros órgãos, do sistema genitourinário, que também podem ser acometidos pelo câncer estão:

·      Próstata;

·      Glândulas Suprarrenais (adrenais);

·      Bexiga;

·      Rins;

·      Ureteres;

·      Testículos;

·      Vesículas Seminais;

·      Pênis;

A incidência destes tumores, que acometem principalmente a população masculina, é o que mais se evidencia nesta subespecialidade da urologia.  A neoplasia maligna da próstata representa aproximadamente 25% dos tumores malignos não cutâneos, ou seja, a maior parcela desse tipo de tumor.

Tipos de Tratamentos

O tratamento de doenças de cunho maligno representa uma área imensa da prática urológica. As neoplasias do trato genitourinário, sendo o câncer de próstata um exemplo, tem se mostrado como um dos procedimentos com melhor resultado no manejo clínico e cirúrgico de tumores sólidos.

As terapias multimodais que unem o tratamento cirúrgico, a quimioterapia e a radioterapia em um conjunto tem se desenvolvido cada vez mais e, consequentemente, causado um grande impacto sobre os resultados terapêuticos em diversos tipos de tumores urológicos, como os tumores de testículos.

Outros métodos que tem evoluído com certa constância além de se apresentarem como boas promessas para a área da Urologia Oncológica são:

·      Diagnóstico precoce;

·      Exame de imagem (diagnóstico, planejamento terapêutico e seguimento);

·      Técnicas cirúrgicas;

·      Tratamentos oncológicos complementares (terapias alvo e radioterapia);

Uma quantidade considerável dos tratamentos cirúrgicos onco-urológicos são realizados com o auxilio de técnicas minimamente invasivas (videolaparoscopia, endurologia, entre outras), ou seja, ocasionam um pós-operatório muito mais rápido ao paciente.

Quando devo buscar um uro oncologista?

Com o intuito de otimizar o tratamento contra o câncer e salvaguardar, o máximo possível, a qualidade de vida do paciente, é recomendado que o indivíduo procura por um especialista que pertença a área da urooncologia, pois ele possui um melhor aprimoramento quanto as técnicas cirúrgicas, assim como sua opinião médica gera mais conforto e segurança ao paciente. Entretanto, é de suma importância ressaltar que um urologista geral, reconhecido pela Sociedade Brasileira de Urologia, também é extremamente capacitado para realizar o tratamento contra o câncer.

Quando o indivíduo tem seu câncer tratado por esta especialização, as técnicas de preservação da função sexual, a continência em cirurgias (próstata, bexiga e testículos), as reconstruções complexas do trato urinário (neobexiga) e as ressecções oncológicas complexas (tumores avançados) são melhores solucionadas.

A clínica Renovare dispõe de especialistas altamente preparados para o tratamento de doenças urológicas em homens, mulheres e crianças.  Caso ainda reste alguma dúvida para com o tema da urooncologia, não hesite! Ligue já e agenda a sua consulta! Porque na Renovare nós cuidamos de você!