Uroginecologia


A denominação uroginecologia ou uroginecologista não é uma especialidade médica propriamente dita.  Na realidade, é uma subespecialidade mais abrangente que está relacionada ao tratamento do sistema urinário feminino. Assim sendo, engloba profissionais especializados das áreas de urologia e ginecologia.

Na clínica Renovare, situada na SEPS Q 709/909, dispomos de especialistas altamente preparados para lidar com quaisquer dúvidas que você possa vim a ter, mas antes, gostaríamos de discorrer um pouco mais sobre o tema.

Afinal, o que é uroginecologia? Qual a sua função?

Essa subespecialidade, atua nos cuidados do aparelho genitourinário feminino como infecção urinária de repetição, prolapsos vaginais (bexiga baixa), atrofia vaginal, incontinência urinária. 

O profissional que age na área da uroginecologia tem como objetivo diagnosticar, prevenir e tratar disfunções urogenitais e anorretais que uma paciente possa vir a ter. Ademais, deve auxiliar na proliferação de informações, ensinando para suas pacientes os sintomas que a uroginecologia engloba, e no estimulo de bons hábitos de vida.

A fisioterapia também é muito atuante na área da uroginecologia. O intuito principal consiste na prevenção e reabilitação de problemas que estejam relacionados à vagina, assoalho pélvico, reto, entre outros.

Esta área de atuação médica possui a vantagem de seus tratamentos serem ambulatoriais e domiciliares. As pacientes são, em um primeiro momento, orientadas a realizar exercícios pélvicos específicos, e apenas em casos de não melhora que estuda-se tratamentos mais invasivos como a cirurgia.

Doenças tratadas por um uroginecologista

Algumas casos que envolvem o sistema urinário e compete ao uroginecologista diagnosticar e tratar são:

·      Incontinência urinária ou perda urinária;

·      Infecção urinária (cistites);

·      Útero e bexiga caídos;

·      Flacidez vaginal;

·      Rotura perineal;

·      Dor pélvica durante a relação sexual;

·       Dor vulgar e vaginal – vulvodínea (dor, irritação ou vermelhidão na região genital);

Quando devo ir a um uroginecologista?

Paciente que identifica alteração na dinâmica miccional (incontinência urinária, infecção urinária de repetição), sensação de "bola" na vagina, desconforto durante relação sexual.

A consulta poderá ser agendada tanto por livre demanda ou por um encaminhamento médico (independentemente da especialidade).

Como um uroginecologista detecta meu problema?

O diagnóstico será provido a paciente, pelo uroginecologista, após a avaliação dos exames requisitados como, ressonância magnética, ultrassonografia, estudo da urodinâmica, cistoscopia e diversos exames laboratoriais. Após a realização do diagnóstico, será recomendado o tratamento mais adequado para o problema encontrado.

 

Está esperando o que para agendar a sua visita à clínica Renovare? Lembre-se que a prevenção é a melhor solução para qualquer problema! Nossos especialistas são altamente preparados para o tratamento de doenças urológicas que acometem homens, mulheres e crianças. Aqui, nós cuidamos de você.