Teste de Ereção Fármaco-induzido

Como anda a sua vida sexual? Você sofre de disfunção erétil ou conhece alguém que sofra? Muitos homens passam por problemas como esse, mas têm vergonha de procurar ajuda. Aqui na Renovare nós possuímos inúmeros exames e tratamentos inovadores que podem tratar com excelência desses casos.

O que é o Teste de Ereção Fármaco-induzido (TEFI)?

O teste de ereção fármaco-induzido (também chamado de TEFI) consiste na injeção de uma substância vasodilatadora nos corpos cavernosos penianos. O exame é empregado para a avaliação de pacientes acometidos por impotência sexual, em especial os casos que não tenham respondido de maneira positiva aos tratamentos medicamentosos normalmente utilizados.

Como é feito o exame?

O exame de teste de ereção fármaco-induzido normalmente é realizado pela via intra peniana com o auxilio de uma caneta injetora de seringa de insulina, mas também pode ser feito por meio de um medicamento oral.

Este procedimento pode vir a ser realizado na primeira consulta, sem a exigência de que o paciente tenha tido qualquer tipo de preparo prévio.

A realização ou não do procedimento deve ser decidida em conjunto, médico urologista e paciente, durante a avaliação médica. Impreterivelmente, o paciente é guiado sobre o exame, assim como sobre a assinatura de um termo de consentimento antes da realização do mesmo.

Depois da aplicação da substância, o médico espera cerca de 30 minutos para analisar a resposta erétil ao teste. Essa resposta ajuda na avaliação do grau de acometimento do paciente.

Em alguns casos pode haver o risco de 1 hora após a aplicação do medicamento, o pênis continuar 100% ereto, caracterizando-se a manutenção indesejada da ereção. Nessas circunstâncias é aplicada uma medicação antídoto, responsável por cortar de forma imediata a resposta erétil.

O teste de ereção fármaco-induzido tem a predisposição de retornar de maneira imediata o padrão erétil do paciente, causando uma grande melhora em sua auto estima, e ainda, servindo de aprendizado para a melhor forma de administração de medicamentos que até então não eram conhecidos pelos pacientes.

Quais são as indicações para a realização do teste?

É indicado no caso de pacientes com disfunção erétil e que não respondem ao tratamento com o uso de medicação por via oral.

O teste também é indicado na avaliação de pacientes com Doença de Peyronie (dificulta a ereção ao comprometer a pele que recobre os corpos cavernosos), sendo possível medir o grau da curvatura do pênis e assim estimar o fluxo sanguíneo nos corpos cavernosos (quando associado ao ultrassom com Doppler).

Quais são as vantagens de um tratamento especializado?

Quando o homem sofre com problemas de falta de potência sexual geralmente busca diferentes meios para tentar resolver esse problema.

Na Renovare você encontra um tratamento diferenciado, com discrição, tranquilidade e competência. Você sempre encontrará profissionais altamente especializados e interessados em atendê-lo e ajudá-lo nas escolhas para as melhores opções de tratamento para a falta de ereção, como exames laboratoriais, reposição hormonal e automedicação orientada.

 Venha conhecer todas as nossas especialidades urológicas. Venha para a Renovare, aqui nós cuidamos de você!