SAIBA TUDO SOBRE ESTUDO URODINÂMICO

Estudo urodinâmico? Mas o que é isso? A gente explica!

O estudo urodinâmico é um processo para diagnóstico da função do trato urinário inferior. Ou seja, o exame mostra se a bexiga consegue executar sua função, que é armazenar a urina sob baixa pressão e proporcionar uma micção normal.

Como é realizado?

O exame é feito através da introdução de uma sonda no canal uretral, seja em homem ou mulher, que estarão deitados em uma maca durante todo o procedimento, e sem anestesia. Mas não se preocupe, pois é um processo rápido e indolor, uma vez que são sondas milimétricas. Elas são equipadas com um pequeno sensor na ponta, com fios conectados a um computador, que fará uma série de análises no paciente, como de fluxo, pressões e bexiga.

Mas quem precisa fazer esse exame?

O processo não apresenta contraindicações, apesar de possuir cuidados específicos dependendo da idade do paciente. Mas, se você notar aumento da próstata, incontinência urinária (em homens ou mulheres), possuir lesões neurológicas ou meningomielocele (crianças), esse exame é indicado para você.

O estudo urodinâmico provoca algum sintoma?

Apesar de não ser certo, pode sim ocorrer alguns desconfortos durante o procedimento, como necessidade imediata de urinar, dor na bexiga, suores, náuseas ou vômitos. Lembre-se: você está realizando um procedimento médico. É preciso informar ao doutor todos os sintomas e pedir autorização até mesmo para tossir.

E após o exame?

Alguns pacientes continuam sentindo desconfortos ao urinar após o exame. É aconselhado aumentar a ingestão de água para amenizar o incômodo e seguir as recomendações do médico. O clínico pode ainda prescrever algum antibiótico por um período de tempo, dependendo da avaliação do paciente.

Para realizar um exame de estudo urológico, basta procurar uma clínica de urologia que realize o processo. O valor pode variar de acordo com o local.

Por: Yasmim Gurgel