PERGUNTAS QUE JÁ PASSARAM PELA SUA CABEÇA E VOCÊ NUNCA QUIS EXPOR A UM UROLOGISTA!

Ao contrário das mulheres, que estabelecem um laço de confiança com um médico ginecologista desde a primeira menstruação, uma porcentagem altíssima da população masculina brasileira não possui o comportamento habitual de procurar por um urologista a não ser que seja de extrema urgência, e ainda assim, alguns homens, por vergonha e preconceito, preferem guardar o problema para si a se expor.

Em vista disso, resolvemos compilar as perguntas que os homens mais querem fazer a um urologista, mas nunca conseguem reunir coragem suficiente. Confira!

Aumento peniano, mito ou verdade?

O tamanho do pênis de um indivíduo vai depender de diversos fatores que transmutam no decorrer da vida, como a genética herdada e os hormônios. No decorrer da puberdade de um menino é possível estimular o crescimento do pênis com o auxilio de terapias hormonais, já em adultos, existem exercícios, aparelhos de alongamento, bombas a vácuo, medicamentos, preenchimento do pênis e, em último caso, cirurgia.

Assim sendo, aumento peniano é pura verdade!

É realmente possível se quebrar o pênis?

Apesar de não ser algo comum de acontecer, o pênis pode sim quebrar! Ou quase isso, considerando que o bilau do homem não possui ossos. O que acontece é uma fratura dos corpos cavernosos. Caso o pênis venha a ser dobrado ou envergado enquanto ereto, as duas cavidades localizadas nas laterais do pênis e que se enchem de sangue com qualquer estimulo sexual tem suas membranas rompidas. Ao ser rompida, essa membrana, tida como elástica, pode emitir um estalo. Em pouco tempo é possível que o pênis, e em alguns casos o saco, fiquem roxos por conta da hemorragia interna ocasionada pelo rompimento da membrana.

Quais são as doenças sexualmente transmissíveis mais suscetíveis aos homens?

É sempre preferível que o homem utilize camisinha durante o contato íntimo com um(a) parceira(o), independente do tempo em que estiverem juntos, pois prevenir é melhor do que tratar.

As DSTs que mais acometem os homens são: herpes genitais, vírus do papiloma humano (HPV) ou verrugas genitais, sífilis, cranco mole e fungos. A maioria das doenças sexualmente transmissíveis não leva o corpo humano a criar uma espécie de imunidade com relação àquela doença, assim sendo, a mesma pessoa pode se acometidas por ela inúmeras vezes ao longo de sua vida caso não se previna. É interessante ressaltar que, caso haja presença de alguma DST no pênis, a probabilidade do individuo ser contaminado com HIV e hepatite é muito maior.

Posso colocar um piercing no meu pênis?

O corpo e a decisão final cabem exclusivamente a você e é claro que você pode colocar um piercing no pênis! Contudo, saiba que qualquer objeto pode acabar sendo considerado como estranho pelo corpo humano e rejeitado, o que pode levar a uma série de infecções ou traumas irreversíveis caso uma veia importante seja afetada. Por isto, certifique-se de que o profissional seja altamente qualificado para realizar o procedimento.

Se eu depilar minha região íntima eu fico mais exposto a doenças?

Claro que não! A depilação tanto feminina quanto masculina é uma questão higiene e gosto, cada um tem o seu.

É verdade que a cirurgia de fimose atrapalha o crescimento peniano depois?

De jeito nenhum! A cirurgia de fimose, também conhecida como circuncisão, não possui qualquer relação com o crescimento peniano. Ao contrário da mitologia popular que condena essa cirurgia, a remoção do prepúcio da cabeça do pênis pode aumentar o desempenho sexual do homem, reduzir as chances de contaminação por DSTs, melhor manutenção da higiene íntima e diminui os riscos de infecções.

Masturbação constante leva a infertilidade?

Não!!! A infertilidade masculina é ocasionada por fatores genéticos.

Ejaculei sêmen amarelo, e agora?

O sêmen masculino pode apresentar algumas colorações, como branca, amarela, verde e vermelha. As duas primeiras cores citadas anteriormente indicam que o aparelho reprodutor masculino esta sem problemas e funcional, a tonalidade amarela apenas indica que o homem não tem ejaculado por alguns meses. Porém, caso o sêmen apresente as demais cores, recomenda-se que o indivíduo agende uma consulta com um médico urologista o mais rápido possível, pois o corpo esta indicando que algo esta errado.

Nunca é tarde para começar uma relação de confiança com um médico urologista. Não deixe de agendar sua consulta e conhecer nossos profissionais altamente especializados!

Na clínica Renovare, nós cuidamos de você!