Penioscopia


Quero te fazer algumas perguntas. Você vai frequentemente ao urologista? Você sabe o que é uma Penioscopia? E que tal a sua importância para a saúde? Infelizmente, existem muitos mitos ao redor dos procedimentos médicos que tenham qualquer relação com a genitália masculina, e a penioscopia não é exceção.

Aqui na Renovare nós cuidamos de você, por este motivo, resolvemos esclarecer um pouco mais sobre o assunto.

 

O que é Penioscopia?

 

A penioscopia trata-se de um exame fundamental, realizado por um médico especialista em urologia, para identificar lesões microscópicas ou alterações imperceptíveis a olho nu, que podem apresentar-se no pênis, no escroto ou na região perianal. Estas lesões são facilmente identificadas, no exame, ao se tornarem pigmentadas após o uso de uma substância específica (ácido acético).

Normalmente, a penioscopia é realizada para diagnosticar infecções provocadas pelo Vírus do Papiloma Humano (HPV), todavia, este procedimento médico também consegue detectar doenças distintas, como herpes, candidíase e outros tipos de infecções que podem atingir a região genital masculina.

 

Quando realizar o exame de Penioscopia?

 

Nos homens, os sintomas do HPV são raros e, de modo consequente, uma alta porcentagem não sabe quando se encontram infectados pelo vírus. É recomendada a procura de um médico urologista nos casos em que o homem venha a ter inúmeras parceiras sexuais diferentes ou, sua atual parceira descubra que se encontra com HPV.

Em homens, os sintomas de HPV podem se apresentar como:

• Verrugas no pênis, escroto, ânus, boca ou garganta.

Nas mulheres apresentam-se como:

• Verrugas na vulva, nos grandes ou pequenos lábios, parede vaginal, colo do útero ou ânus.

 

Como é feita a Penioscopia?

 

O exame de penioscopia é feito sem causar qualquer tipo de incômodo ao paciente, tornando-o assim um procedimento indolor. Além disso, sua simplicidade e agilidade fazem com que a penioscopia seja realizada no consultório do próprio urologista. O resultado sai de imediato.

O procedimento consiste na aplicação de uma compressa com ácido ascético em volta do pênis, por cerca de 10 minutos. Após a reação da substância, o médico urologista responsável vai analisar o pênis do paciente com a ajuda de um peniscópio (aparelho capaz de aumentar em até 40 vezes a imagem da genitália externa) para identificar possíveis lesões microscópicas. Caso o paciente venha a apresentar verrugas ou qualquer outro tipo de alteração/anormalidade, uma biopsia deverá ser realizada, com anestesia local, e o material coletado será enviado para identificação em laboratório. Este exame ajudará a identificar qual tipo de micro-organismo que está causando as lesões ou anormalidades, para em sequência, dar início ao tratamento mais apropriado.

 

Recomendações para o procedimento

 

Os cuidados a seguir podem facilitar a realização do exame, bem como prevenir falsos resultados:

 

          Aparar os pelos pubianos

          Não aplicar quaisquer remédios no pênis

          Evitar relações sexuais por 03 dias.

          Não lavar a região genital antes do exame.

 

 

O que achou? A penioscopia é um procedimento médico fácil e rápido. Seja um homem prevenido, coloque a sua saúde em primeiro lugar, e visite regularmente o urologista. A Renovare dispõe de uma equipe competente e capacitada para melhor atendê-lo. Venha nos conhecer!