OUTUBRO ROSA – CÂNCER TEM CURA. ENTRE DE PEITO NESSA LUTA!

Outubro Rosa é uma campanha internacional, que foi iniciada em 1990, nos Estados Unidos, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure com o objetivo de arrecadar fundos para a pesquisa sobre o estudo do câncer de mama. No Brasil, a campanha começou em meados de 2002 com os monumentos históricos e prédios públicos sendo  iluminados pela cor rosa durante todo o mês. 

OBJETIVO

O movimento divulga a prevenção e conscientização do câncer de mama. É importante que as mulheres façam o autoexame, uma vez por mês, e os exames anuais com seu ginecologista.

PASSO A PASSO DO AUTOEXAME

1 – No espelho observe os dois seios com os braços abaixados, depois coloque as mãos na cintura e faça força, em seguida coloque as mãos atrás da cabeça. Veja se há algo fora do comum com eles. Verifique se ocorre achatamento, saliência, enrugamento, vermelhidão, aspereza ou sensação de dureza. Observe o tamanho, posição e forma do mamilo, pressione-o levemente e veja se sai alguma secreção.

2 – No banho, com a pele ensaboada, eleve o braço direito e pressione suavemente a mama com os dedos da mão esquerda, fazendo uma espiral da axila até o mamilo. Observe a presença de nódulos ou endurecimento. 

3 – Deitada, coloque um dos braços atrás da cabeça e com a outra mão apalpe levemente a mama em formato espiral, da axila ao mamilo. Observe engrossamento ou pequenas protuberâncias na pele. Repita na outra mama.

O autoexame das mamas não substitui o exame médico! 

CÂNCER DE MAMA EM NÚMEROS

Segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é o segundo mais prevalente entre as mulheres e representa 28% dos casos de câncer por ano. Com uma taxa de 13,68 óbitos/100 mil mulheres em 2015, a mortalidade por câncer de mama (ajustada pela população mundial) apresenta uma curva ascendente e representa a primeira causa de morte por câncer nas mulheres brasileiras. O Sul e o Sudeste são as regiões que apresentam as maiores taxas de mortalidade, com 15,26 e 14,56 óbitos/100 mil mulheres em 2015, respectivamente.

DIREITOS DAS MULHERES COM CÂNCER DE MAMA NO SUS

  • Tratamento fora de domicílio
  • Tratamento em até 60 dias no SUS
  • Reconstrução mamária no SUS
  • Acesso à mamografia a partir dos 40 anos no SUS
  • Acesso a medicamentos
  • Atendimento profissional no SUS
Share on facebook
Facebook

Veja mais

Nós fornecemos diagnóstico e tratamento especializado para doenças do trato urinário, incluindo cânceres, disfunção sexual masculina, incontinência urinária, dor pélvica, doença de pedra urinária, infertilidade masculina e doença da próstata. Também realizamos reconstrução do trato urinário. Imagem da próstata e biópsia, criocirurgia e implantação de sementes radioativas para câncer localizado.

Horário

Contato

SEPS Q 709/909 BL B Sala 413 – Asa Sul, Brasília – DF, 70390-095

contato@renovareurologia.com.br

(61) 3297-7561