O QUE É LITÍASE URINÁRIA E COMO TRATAR!

Você já ouviu falar em litíase urinária? Mais conhecida como “pedra nos rins” ou “cálculo urinário”, essa enfermidade está relacionada ao surgimento de cálculos no aparelho urinário capazes de impedir a passagem da urina, causando dor excruciante.

A litíase urinária acontece quando são formados os cálculos renais, e estes impedem a passagem da urina. A formação de cálculos renais se dá devido ao excesso de precipitação de cristais, e pode ocorrer por inúmeros fatores, como:

• Problemas genéticos;
  • Problemas metabólicos;
  • Ingestão de poucos líquidos;
  • Sedentarismo;
  • Má alimentação.

O tamanho dos cálculos pode variar entre poucos milímetros até 2 centímetros de diâmetro.

Essa(s) pedrinha(s) pode ficar alojada em qualquer altura do aparelho urinário (rins, ureteres, bexiga urinária e uretra). Quando esse cálculo é encontrado no parênquima renal, os sintomas geralmente não são aparentes, porém, quando é localizado na parte central, onde estão os tubos coletores (pelve e ureteres), a pedra pode causar dor intensa e sintomas como a obstrução da urina e mesmo infecções urinárias.

O principal sintoma da litíase urinária é a cólica renal, que é caracterizada pela dor intensa, de caráter agudo, que tem início na área das costas e pode se irradiar até o abdômen anterior. De acordo com antigos registros da medicina, a dor causada pela pedra nos rins é a que mais se parece com a dor do parto, sendo assim, considerada por muitas pessoas, uma das dores mais intensas a ser sentida.

Outros sintomas da litíase urinária podem ser náusea, vômito, febre e sangue na urina.

Tratamentos disponíveis

Existem diversos tipos de tratamento disponíveis para pedra nos rins. O médico urologista pode indicar medicamentos, considerando a causa da formação dos cálculos. No período das crises, é indicado utilizar analgésicos e anti-inflamatórios potentes que aliviem a dor, que é extremamente aguda.

Outro tratamento indicado pode ser a Litotripsia, através da qual os cálculos são bombardeados por ondas de choque, com o intuito de fragmentar a pedra e facilitar sua extração. Após esse bombardeamento, a cirurgia percutânea ou endoscópica pode ser utilizada para remoção dos fragmentos. Mais uma opção é a Ureteroscopia, onde os cálculos estão no ureter e são retirados por via endoscópica.

Se você tiver qualquer dos sintomas apresentados acima, procure ajuda de um médico urologista. Apenas o profissional poderá indicar a opção de tratamento mais adequada para o seu quadro de saúde!