INFERTILIDADE

Existem muitos casais, que nos dias de hoje, sonham com a oportunidade de expandir a família. O desejo de se gerar uma criança que represente todo o amor que nutrem um pelo outro é indescritível. Os métodos contraceptivos são suspensos o mais rápido possível em busca da gravidez, entretanto, os meses vão se passando, a prática de relações sexuais vai se intensificando e no final, não há qualquer resquício de que uma gestação esteja tomando forma. O problema em uma circunstância como essa pode ser a infertilidade.

Na Renovare, situada na SEPS Q 709/909, Asa Sul, dispõe de especialistas altamente preparados para lidar com quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à infertilidade masculina e feminina.

Esperamos que o texto abaixo consiga explicar um pouco sobre a infertilidade, problema que assola milhares de pessoas na sociedade.

O QUE É INFERTILIDADE?

Se já se passaram mais de 12 meses desde que um casal optou por tentar engravidar, excluiu o uso de métodos contraceptivos, mantém relações sexuais regulares e ainda não conseguiu uma gestação?

É importante procurar por auxílio médico, pois o problema pode ser a infertilidade. Esse período de 01 ano de tentativa é de extrema importância para detectar os casos de infertilidade. 

Quando procurarem por um especialista, a mulher será encaminhada ao ginecologista para a realização de exames e testes laboratoriais enquanto o homem é examinado pelo urologista. Um histórico do casal será efetuado assim como a verificação de que os cônjuges estão tendo relações sexuais regularmente.

INFERTILIDADE MASCULINA

Normalmente, os homens compõem 30% dos casos em que o casal tem dificuldades para conseguir engravidar. As principais causas que podem prejudicar a fertilidade masculina são:

·     Drogas/ Medicamentos;

·     Vasectomia;

·     Varicocele;

·     Criptorquidia;

·     Infecções ou inflamações no aparelho reprodutor;

·     Fatores hormonais;

·     Dificuldade na relação sexual/ Ejaculação sexual;

·     Problemas genéticos;

·     Doenças sexualmente transmissíveis;

·     Diminuição da produção de espermatozoides;

Descoberta da infertilidade no homem

O espermograma é o principal exame para a constatação da infertilidade no homem. Neste procedimento, é avaliado por um médico urologista a cor, odor, volume, viscosidade e pH do sêmen do paciente. Além disso, são consideradas a forma e a capacidade de movimentação dos espermatozoides.

O exame físico realizado no próprio consultório médico é outra técnica importante que é utilizada para detectar possíveis problemas que estejam causando a infertilidade. Será por este procedimento que o médico urologista conseguirá perceber quaisquer alterações que possam ter sido omitidas pelo exame de espermograma, como varicocele e tumores presentes nos testículos do paciente.

INFERTILIDADE FEMININA

Vários são os fatores que podem ocasionar dificuldades em uma mulher que esteja tentando engravidar. Entre eles:

·     Dificuldade para ovular;

·     Síndrome dos ovários policísticos;

·     Alterações nas trompas ou tubas uterinas;

·     Alterações hormonais;

·     Infecção no colo do útero;

·     Endometriose;

·     Ligadura das trompas;

·     Muco cervical;

·     Presença de miomas ou fibromas;

·     Má formação uterina congênita;

·     Menopausa prematura;

·     Idade;

Exames feitos para detectar a infertilidade feminina

Os exames realizados na mulher, para detectar a causa da infertilidade, são diversos. Sendo que, de modo geral, todos buscam saber se existe ovulação, alterações uterinas ou nas trompas. Para isso, alguns dos procedimentos que podem ser requisitados pelo médico ginecologista são:

·     Dosagens hormonais;

·     Ultrassonografia transvaginal seriada ou não;

·     Histerossalpingografia;

·     Videolaparoscopia;

·     Ressonância magnética de pelve;

·     Biópsia do endométrio;

·     Cariótipo;

TRATAMENTOS

Após a realização de todos os exames, tanto no homem quanto na mulher, alcançarem um diagnóstico e a causa da infertilidade é descoberta, o médico especialista pode recomendar o tratamento mais adequado para que o casal consiga engravidar. Há casos em que o médico comece o tratamento pela causa em si, para então partir para as técnicas de reprodução.

Há diversas maneiras pelas quais um casal pode resolver seu problema de infertilidade. O tratamento de reprodução pode envolver a reprodução assistida, medicamentos, antibióticos, injeções hormonais, cirurgia e afins. Se, ainda assim o casal não consiga conceber uma criança, é possível utilizar as técnicas mais sofisticadas de inseminação artificial, fertilização in vitro (fiv) ou até mesmo adoção.

Share on facebook
Facebook

Veja mais

Nós fornecemos diagnóstico e tratamento especializado para doenças do trato urinário, incluindo cânceres, disfunção sexual masculina, incontinência urinária, dor pélvica, doença de pedra urinária, infertilidade masculina e doença da próstata. Também realizamos reconstrução do trato urinário. Imagem da próstata e biópsia, criocirurgia e implantação de sementes radioativas para câncer localizado.

Horário

Contato

SEPS Q 709/909 BL B Sala 413 – Asa Sul, Brasília – DF, 70390-095

contato@renovareurologia.com.br

(61) 3297-7561