Hiperplasia Prostática


A próstata é uma glândula presente no sistema reprodutivo masculino que com o envelhecimento do corpo do homem tende a aumentar suas proporções, especialmente naqueles indivíduos com mais de 50 anos. O aumento da próstata pode ocasionar comprimento da uretra o que, consequentemente, leva a problemas ao urinar e, em alguns casos, acometem a bexiga também. Esse problema urinário é comum nos homens. Pode ser denominado, por um médico especialista, de Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) ou Aumento Prostático Benigno.

Na clínica Renovare, na SEPS Q 709/909, dispomos de especialistas altamente capacitados para tratar de quaisquer doenças urológicas! Compilamos algumas informações a respeito da hiperplasia prostática para seu melhor entendimento.

Quais homens podem ter HPB?

A próstata tende a aumentar de tamanho ao longo da vida do homem, tendo seu começo na puberdade e novamente a partir dos 25 anos em diante. É possível que os primeiros sintomas de aumento de tamanho da próstata só apareçam após os homens ultrapassarem a faixa etária dos 50 anos, salve algumas exceções.

Não se sabe ao certo porque a próstata permanece crescendo ao longo da vida do homem, mas aproximadamente um terço da população masculina, acima dos 85 anos, apresentam sintomas de hiperplasia prostática.

Afinal, o que é hiperplasia prostática?

A próstata é uma glândula presente somente no sistema reprodutivo masculino, situada logo abaixo da bexiga. A próstata envolve uma porção da uretra, canal que carrega a urina presente na bexiga para ser expelida para fora do corpo humano por intermédio do pênis. Sua principal função é a de produzir, armazenar e adicionar fluídos ao sêmen, líquido eliminado na ejaculação.

Hiperplasia é o termo utilizado para designar quando acontece um aumento no número de células presentes em um determinado tecido, no caso da hiperplasia prostática, a próstata. A hiperplasia pode ser classificada como benigna ou maligna, sendo esta última denominada de neoplasia maligna ou câncer de próstata.

A hiperplasia prostática se desenvolve quando acontece um crescimento nas células presentes na próstata, aumentando o volume desta glândula de modo lento e gradual. À vista disso, a grande maioria dos homens não percebe o aumento da próstata até a manifestação dos primeiros sintomas, que raramente se apresentam antes dos 50 anos.

Sintomas

Podem incluir:

·      Micção frequente;

·      Dificuldade para urinar;

·      Incapacidade de urinar;

·      Fluxo urinário fraco;

·      Interrupção do fluxo urinário após iniciado;

·      Aumento da frequência urinária durante a noite;

·      Necessidade de fazer esforço para conseguir urinar;

·      Não conseguir esvaziar completamente a bexiga;

O tamanho da próstata não é um indicativo de que os sintomas são piores ou que o estágio de hiperplasia prostática esteja mais avançado.

Como acontece o diagnóstico?

O diagnóstico da hiperplasia prostática será embasado na análise do histórico clínico do paciente em conjunto com a realização de alguns exames como:

·      Exame físico detalhado;

·      Toque retal;

·      Exame de urina;

·      Nível de antígeno específico da próstata (PSA);

·      Urofluxometria;

·      Ultrassom;

·      Cistoscopia;

·      Biópsia da próstata;

Sendo a cistoscopia e a biópsia de próstata exames realizados somente quando há a suspeita de alguma outra afecção prostática.

Tratamento

A escolha do tratamento para a hiperplasia prostática vai variar de acordo com os sintomas e a intensidade da HPB no paciente. 

·      Medicamentos;

·      Cirurgia: caso os medicamentos apresentem melhora incompleta ou não apresentem melhora;

o   Ressecção transuretral da próstata (RTUP);

o   Termoterapia transuretral de micro-ondas ou Hipertermia;

o   Vaporização fotoseletiva;

o   Eletrovaporização transuretral.


 Possíveis complicações

Caso a hiperplasia prostática não seja tratada alguns problemas de saúde podem surgir, como:

·      Lesões permanentes à bexiga;

·      Lesões permanentes aos rins;

·      Redução da função renal;

·      Retenção urinária aguda;

·      Infecção urinária;

·      Formação de cálculos na bexiga;

 

Hiperplasia prostática é uma doença urológica séria. Caso suspeite estar com alguns dos sintomas não hesite em agendar agora mesmo uma consulta na clínica Renovare, pois aqui, nós cuidamos de você!