COMO EXTERMINAR CÁLCULOS RENAIS COM A AJUDA DOS ALIMENTOS

Você deve estar se perguntando como é possível exterminar pedras nos rins com a ajuda de alimentos naturais, não é? Pois saiba que se você está em busca de alternativas para a eliminação ou prevenção do cálculo renal, essas dicas vão te dar uma mãozinha!

Evitar alimentos salgados em excesso

O sódio tem uma influência muito grande na formação de pedras nos rins. Ele favorece a deposição de sais no organismo e, por esse motivo, deve ser evitado. Além do sal de cozinha utilizado no tempero dos alimentos, produtos industrializados também são ricos em sal e devem ser evitados. Alguns exemplos são:

  • Temperos em cubos;
  • Molhos para salada;
  • Macarrão instantâneo;
  • Carnes processadas (bacon, presunto, apresuntado, linguiça e mortadela).

Beber sucos cítricos

Ingerir sucos de frutas cítricas como laranja e limão podem ajudar na prevenção de cálculos renais. Essas frutas são ricas em ácido cítrico e, quando ingeridas dão início a um sal conhecido como citrato, que impede a formação de cristais e de pedras no organismo.

Não consumir proteína animal em exagero

Alimentos ricos em proteína animal costumam aumentar a quantidade de sódio no organismo, colaborando para a formação das pedras. No mais, normalmente o preparo de proteínas animais levam à utilização elevada de sal (como o churrasco). Seja precavido, pois o a grande quantidade do alimento pode elevar a excreção urinária de sais, como cálcio e oxalato, gerando as famigeradas pedras nos rins.

Evitar alimentos ricos em oxalato

A grande quantidade de oxalato na alimentação pode colaborar para a formação de cálculos de oxalato de cálcio. Tente evitar consumir excessivamente alimentos como:

  • Amendoim;
  • Ruibarbo;
  • Espinafre;
  • Beterraba;
  • Chocolate;
  • Chá preto;
  • Batata doce.

O consumo de água é essencial para eliminar as pedras nos rins!

Como você pode ver, vários alimentos podem ajudar na excreção de pedras nos rins. Porém, essas dicas não contam muito se o consumo de água não for bom o suficiente.

A pouca ingestão de líquidos pode elevar as chances de desenvolvimento de pedras nos rins. É uma pena que são poucas as pessoas que ingerem a quantidade de água adequada diariamente.

A urina age na eliminação de cristais sólidos de sais e minerais. Nas ocasiões em que consumimos pouco líquido, a urina fica mais concentrada e, como consequência, também aumenta a concentração de cristais e a formação de cálculos renais.

As pessoas que já sofreram de pedras nos rins ou que têm histórico familiar da enfermidade, é recomendado o consumo de 2,5 litros de água por dia. À princípio, a quantidade pode parecer grande, porém, com 5 garrafinhas de 500ml você pode evitar um problemão chamado pedra nos rins.

Mais dúvidas sobre cálculos renais? Venha conhecer nossos especialistas. Ligue hoje mesmo na clínica Renovare e agende sua consulta!

Share on facebook
Facebook

Veja mais

Nós fornecemos diagnóstico e tratamento especializado para doenças do trato urinário, incluindo cânceres, disfunção sexual masculina, incontinência urinária, dor pélvica, doença de pedra urinária, infertilidade masculina e doença da próstata. Também realizamos reconstrução do trato urinário. Imagem da próstata e biópsia, criocirurgia e implantação de sementes radioativas para câncer localizado.

Horário

Contato

SEPS Q 709/909 BL B Sala 413 – Asa Sul, Brasília – DF, 70390-095

contato@renovareurologia.com.br

(61) 3297-7561