Cirurgia Geral

Tida como uma área bastante diversificada da medicina moderna, a cirurgia geral é uma especialidade cirúrgica complexa, mas de suma importância. Um médico que tenha se especializado em cirurgia geral detém conhecimento de inúmeras patologias e intervenções cirúrgicas como: cirurgia abdominal, cirurgia videolaparoscópica e cirurgia do trauma. Outro fator de extrema relevância a respeito da cirurgia geral envolve os significativos avanços tecnológicos que têm inovado os métodos de diagnóstico e de tratamento.

A clínica Renovare da SEPS Q 709/909 tem o prazer de dispor de profissionais altamente qualificados que se importam com a sua saúde. Por isso, compilamos uma série de informações sobre o tema.

Cirurgião geral, o que faz?

A cirurgia geral é uma especialidade médica que trabalha com o estudo de mecanismos fisiopatológicos, diagnósticos e tratamentos de enfermidade que são passíveis de abordagem cirúrgica. Dito isto, o profissional especializado em cirurgia geral deve estar capacitado a efetuar intervenções em pacientes com as mais variadas complicações, nos sistemas mais importantes do corpo humano. Não raro são os casos em que o procedimento é feito com certa urgência e a pressão em cima do médico cirurgião é enorme.

Áreas de interesse da cirurgia geral

Visitar para avaliar o desenvolvimento de pacientes pós-operatório;

• Cirurgias eletivas: previamente agendadas;
  • Cirurgias de urgência: que podem emergir durante o plantão hospitalar ou quando ocorrem complicações cirúrgicas;
  • Cirurgia videolaparoscópica: cirurgia minimamente invasiva realizada com a ajuda de um laparoscópio (pequena câmera) para melhor visualização dos órgãos internos;
  • Colelitíase (pedra na vesícula);
  • Hérnia iguinal/umbilical/incisional;
  • Apendicites e tumores do aparelho gastrointestinal.

Este procedimento utiliza instrumentos delicados, o que permite uma recuperação mais rápida para o paciente;

• Cirurgia do trauma: abrange os pacientes que tenham sofrido algum tipo de lesão corporal como:

-Quedas;

-Colisões;

-Ferimentos por armas brancas;

-Ferimentos por armas de fogo;

• Cirurgia abdominal: engloba operações em órgãos e estruturas abdominais. Sendo as mais comuns:

-Apendicectomias ou remoção do apêndice inflamado;

-Remoção de segmentos doentes das entranhas;

-Colelitíase ou pedra na vesícula;

-Colecistite;

-Refluxo gastroesofágico;

-Úlcera gástrica;

-Diverticulite aguda;

-Reparo de hérnias:

> Hérnia inguinal;

> Hérnia umbilical;

> Hérnia epigástrica;

> Hérnia hiatal;

Exames e procedimentos requisitados por um cirurgião geral

Um médico especializado em cirurgia geral tem o suporte do centro cirúrgico, do centro de tratamento intensivo (CTI) e da unidade pós-operatória. Mas, para além desses afazeres, um cirurgião geral é responsável pelo bem estar do paciente antes, durante e depois a realização de um procedimento cirúrgico e, para tal, pode solicitar alguns exames clínicos e laboratoriais. Estes exames auxiliam o médico em identificar possíveis problemas que podem interferir e atrapalhar a intervenção cirúrgica. Entre eles:

• Hemograma: identifica possíveis infecções e inflamações;
  • Exame de fezes: diagnostica a presença de parasitoses intestinai;
  • Exame de urina: aponta infecções urinárias e os aspectos físicos, químicos e microscópicos da urina;
  • Eletrocardiograma: para saber se o coração do paciente não apresenta problemas;
  • Radiografia do tórax e espirometria: verifica a função pulmonar;
  • Glicemia;
  • Colesterol;
  • Ureia e creatina;
  • Coagulação sanguínea;
  • Ultrassonografia;
  • Ressonância magnética;
  • Tomografia computadorizada;

Não há com o que se preocupar, pois, na clinica Renovare, nossos profissionais altamente especializados e cuidam de você!