AGENDAR UMA CONSULTA COM UM UROLOGISTA? PRA QUE? EU SOU HOMEM COM H!

Uma porcentagem bastante alta da população masculina brasileira possui o hábito de não realizar exames periódicos, check-ups ou qualquer tipo de procedimentos de rotina como forma de prevenção de possíveis doenças. Como se isso não fosse trágico o suficiente, os homens criaram uma espécie de redoma preconceituosa com relação aos médicos especializados em urologia. É mais comum aos homens que padecem de disfunções em seu aparelho reprodutor sofrerem quietos e sozinhos do que admitirem que tenham algum problema em seus órgãos genitais, ou seja, buscar por ajuda médica esta fora de cogitação.

Essa teimosia masculina tem feito aumentar o numero de homens acometidos por disfunções sexuais no Brasil, especialmente o câncer de próstata. E o pior de tudo, é que quando aceitam buscar ajuda já é tarde demais para que o tratamento surta efeito, em outras palavras, muito homens com H falacem sem deter qualquer conhecimento em relação à doença… Não seja o próximo homem turrão, visite um urologista!

Quando um homem deve primeiramente procurar um Urologista?

Assim como uma menina passa a frequentar um médico ginecologista durante a puberdade, logo após sua primeira menstruação, é importante que os pais também incentivem os filhos homens a visitar rotineiramente um médico urologista. Desse modo, o laço de confiança médico e paciente vai se estabelecendo de modo gradual, fazendo com que o menino, assim como a menina, não tenha vergonha de compartilhar as mudanças físicas pelo qual seu corpo perpassa durante a adolescência e tirar possíveis dúvidas que possam surgir nesse mesmo período.

Um médico especializado em urologia detém a capacidade de ajudar um menino adolescente a passar pelas mudanças hormonais que o acontecem nessa etapa da vida, como: alterações na voz, aumento do volume testicular, surgimento de pelos pelo corpo, espinhas, etc. À vista disso, o urologista, em conjunto com os pais do paciente, orienta na preparação para essas alterações corporais, no entendimento das diferenças, no conceito de normalidade estabelecido pela sociedade e, o mais importante de tudo, na extrema importância do sexo seguro com o uso de métodos contraceptivos e preservativos. Todas essas questões afligem os garotos em algum momento.

Quer dizer então que somos casados? Somente a morte nos separa?

É exatamente isso meu caro! Conforme a idade for avançando mais frequentes se tornaram as consultas de rotina para com esse médico que tanto faz para preservar sua saúde e aumentar sua longevidade. Cada etapa da vida é acompanhada por possíveis doenças:

• Dos 12 aos 18 anos: as visitas são mais frequentes para um melhor acompanhamento do desenvolvimento dos órgãos genitais dos meninos. Atentando-se para possíveis doenças sexualmente transmissíveis ou DST’s (naqueles que já forem sexualmente ativos), disfunções miccionais, etc.
  • Dos 20 aos 40 anos: as visitas podem ser realizadas de forma mais espaçadas, mas não diminuem a sua importância. Nesta etapa da vida é mais comum ao urologista prevenir o homem de possíveis DST’s e o prevenir de outras disfunções sexuais que possam ocorrer, como o câncer de próstata.
  • Dos 40 aos 55 anos: as visitas devem se tornar anuais, principalmente para aqueles indivíduos que possuem histórico na família. Durante esses anos o médico urologista aumenta seu foco para a prevenção do câncer de próstata;
  • Dos 55 em diante: as visitas devem ser semestrais, pois é a partir desta idade que a maior parcela dos homens começa a apresentar os problemas mais comuns: crescimento benigno da próstata, problemas na bexiga, câncer de próstata, entre outros.

Supere o preconceito e VIVA com mais qualidade!

Os avanços no campo da medicina têm obtido resultados extremamente significativos! Mas estes só podem auxiliar os indivíduos que realmente gostam de viver e visitam o médico com periodicidade e, preferencialmente, antes de adoecerem. Quanto mais tardia a doença for descoberta, menores serão as chances de o tratamento fazer efeito.

Ajude a acabar com esse preconceito bocó que os homens tanto insistem em alimentar e dê o primeiro passo pensando na sua saúde! Ligue já na clínica Renovare, localizada na SEPS Q 709/909, e agende sua consulta com um de nossos profissionais altamente especializados, pois na Renovare nós cuidamos de você!