Postectomia

A postectomia é, provavelmente, o processo de intervenção cirúrgico mais antigo do mundo e, talvez, uma das técnicas mais executadas pelos médicos especializados. Este cirurgia ainda é efetuada sob razões religiosas, culturais ou familiares. Estima-se que 01 em cada 07 homens tenham sido circuncidados no mundo.

A clínica Renovare, situada na SEPS Q 709/909, tem o prazer de discorrer a respeito deste tema tão polêmico nos dias atuais.

ENTÃO O QUE É POSTECTOMIA?

Postectomia, popularmente conhecida como circuncisão, é a intervenção cirúrgica que consiste na remoção do prepúcio, aquele excesso de pele que recobre a cabeça do pênis, com o propósito de melhorar a higiene íntima e o desconforto eventual que o homem pode sentir durante o ato sexual, para fins estético ou religioso.

Este procedimento é também denominado de cirurgia de fimose e pode vir a ser indicado pelo médico quando os demais tratamentos falham. Antes de submeter o paciente a uma cirurgia, os médicos tendem a optar para procedimentos que são conhecidos por serem mais naturais, como a aplicação de pomadas sobre o prepúcio que ajudem no descolamento da pele.

MAS COMO É REALIZADA ESSA CIRURGIA?

Todo o procedimento é efetuado com o auxílio de anestesia geral ou local, cabe ao médico especializado em urologia escolher, de acordo com o caso clínico do paciente, qual a mais adequada. A postectomia é uma técnica bastante simples e segura, sendo normalmente aconselhada a meninos após o desfralde ou antes disso em algumas situações bem específicas como, por exemplo, infecção urinária de repetição. Esta cirurgia também pode vir a ser realizada em adolescentes e em adultos, contudo, a recuperação pós-cirúrgica tende a ser mais dolorosa.

Os benefícios que uma postectomia fornece ao paciente

A retirada do prepúcio proporciona diversas vantagens pessoais para o homem, entre elas:

· Melhora da higiene íntima (remoção completa do esmegma – secreção que se acumula entre a pele e a glande);
· Redução das chances de infecção nesta região;
· Redução dos riscos de infecção urinária;
· Redução no risco de contração de doenças sexualmente transmissíveis:

o HPV;
o HIV;

Ressaltando que independentemente do homem ser ou não circuncidado, o uso da camisinha ou qualquer outro tipo de métodos anticoncepcionais é primordial durante a relação sexual!

COMO É A RECUPERAÇÃO DESTE PROCEDIMENTO?

Esta técnica cirúrgica possui uma recuperação relativamente rápida, em aproximadamente 10 dias o paciente já não é mais acometido por sangramentos ou sensações de dor. Caso o paciente venha a ter ereções indiretas, que ocorrem durante o sono, é possível que a recuperação aconteça de uma forma mais gradual.

É possível que o médico recomende a troca do curativo para o dia seguinte ao do procedimento. A orientação é umedecer uma gaze para que a retirada seja menos dolorosa. O paciente deverá ser cuidadoso ao retirar gaze protetora para então lavar a área com água e sabão, sempre prestando atenção para não causar algum tipo de sangramento. A retirada do curativo deverá ser 24 horas após o procedimento cirúrgico e o médico orientará quanto a necessidade de manter o uso do curativo ou não. Ao término do banho o paciente irá aplicar uma pomada anestésica de indicação médica, para auxiliar na cicatrização, para então fechar o curativo com uma gaze esterilizada. É de extrema importância para a cicatrização que a área operada fique sempre seca.

Recomenda-se que o paciente siga as seguintes instruções para uma melhor recuperação cirúrgica:

· Evitar qualquer tipo de esforço físico nos 03 primeiros dias após a cirurgia;
· Ficar de repouso o máximo que conseguir;
· Colocar uma bolsa de gelo sobre a área operada para redução de um possível inchaço e dor;
· Seguir corretamente o horário dos medicamentos;
· Evitar relações sexuais por um período de, no mínimo, 01 mês após o procedimento cirúrgico;

Ao término do período estipulado como recuperação, é possível observar os resultados positivos da postectomia, sendo viável ao homem verificar a sua glande.

POSSÍVEIS RISCOS DA POSTECTOMIA

Uma vez realizada em um ambiente hospitalar, esta intervenção cirúrgica não oferece grandes riscos para a saúde do paciente e ainda propicia uma recuperação rápida e adequada. Entretanto, existem casos em que o paciente tenha sido acometido por algumas complicações como:

· Sangramento;
· Infecções;
· Estreitamento do meato uretral;
· Remoção excessiva do prepúcio;
· Remoção insuficiente do prepúcio;
· Assimetria prepucial;

Ainda com dúvidas? Não perca mais tempo, ligue já e agende uma consulta com um de nossos profissionais altamente especializados! Na clínica Renovare, nós cuidamos de você!

Pré-Agendamento

Insira suas informações que um de nossos atendentes irá entrar em contato para agendamento ou tirar suas dúvidas.

Solicitar Agendamento