Infecção no trato urinário feminino

content-image

Conhecida como ITU ou infecção urinária, a infecção do trato urinário pode ocorrer em órgãos como uretra, bexiga, ureteres e rins. Entretanto, é mais comum no trato inferior, composto pela bexiga e uretra. O problema acontece por conta da invasão de bactérias, atingindo o local afetado.

Existem dois tipos principais das infecções, sendo elas a cistite, que afeta a bexiga e a pielonefrite, que afeta o rim, tendo sintomas mais severos. Normalmente, os sintomas incluem ardência ao urinar, incontinência urinária, sangramento na urina, entre outros.

Fatores de risco

As infecções urinárias ocorrem quando as bactérias entram no trato urinário através da uretra e começam a se multiplicar na bexiga.

O desenvolvimento de infecções no trato urinário feminino inclui:

- Relações sexuais;

- Uso de antibióticos;

- Prender o xixi por muitas horas;

- Contraceptivos;

- Baixa imunidade.

Sintomas de infecção no trato urinário

Nem sempre a infecção apresenta sintomas aparentes. Porém, quando surgem, os mais comuns são:

- Dor ao urinar;

- Ardência;

- Sangramento na urina;

- Frequência na necessidade de urinar;

- Odor forte na urina;

- Incontinência urinária.

Os sintomas podem variar de acordo com o tipo de infecção, podendo ser bem grave.

Tratamento

O tratamento do problema dependerá do tipo e gravidade da infecção. Geralmente, o médico urologista prescreve antibióticos para combater a bactéria, além de analgésicos para aliviar os desconfortos como dores e ardência ao urinar.

Em sua maioria, os casos de infecções não complicadas são completamente eliminados com sete dias após o início do tratamento. Em casos de alto risco, o médico pode prescrever antibióticos por mais de duas semanas. Há ainda casos que exigem internação hospitalar, com medicamentos administrados por via endovenosa.

Saiba como prevenir a infecção urinária

Algumas precauções podem ser tomadas para prevenir infecções urinárias. Atitudes simples como:

- Beber bastante água;

- Limpar-se após urinar para evitar que bactérias se acumulem no local;

- Urinar após relações sexuais;

- Evite o uso de sprays ou pó para higiene íntima feminina, principalmente os que contenham perfumes;

- Evite atrasar a micção;

- Limpar-se de frente para trás após a defecação.

Nós da Renovare Urologia somos referência em tratamentos urológicos em Brasília, tendo uma equipe preparada para melhor atendê-lo.

Agende agora mesmo uma consulta e mantenha a sua saúde em dia. Faça-nos uma visita!