Fimose: saiba o que é e como tratá-la

content-image

A fimose consiste no excesso de pele que recobre o pênis, causando dificuldade ou impossibilidade de expor a glande (conhecida como “cabeça do pênis"). Isso acontece por conta do estreitamento do prepúcio (prega de pele que envolve a glande), impedindo a passagem.

 

No início da vida, é normal a aderência do prepúcio a glande. Entretanto, a partir dos 5 anos, essa aderência desaparece. Porém, quando a pele não cede com o passar do tempo, é necessário que o paciente inicie tratamento, que pode ser desde a simples rotina de medicamentos e pomadas à ser submetido a uma cirurgia.  


Tipos de fimose

 

Há dois tipos de fimose, sendo a Fimose fisiológica a condição mais comum, presente desde o nascimento e a fimose secundária, que pode surgir em qualquer fase da vida, normalmente após um quadro de infecção ou traumatismo no local.

 

Para verificar a presença da fimose é necessário tentar retrair a pele do prepúcio. Quando não é possível ver a glande completamente, pode significar a presença do problema.

  

Tratamento para fimose

 

A fimose tem cura e nem sempre é necessário passar por tratamentos específicos, sendo importante a avaliação do médico urologista. Quando o problema ocorre em pacientes acima dos 5 anos de idade, o tratamento poderá ser feito com:

 

- Pomadas para fimose: Em casos menos graves, é indicado o uso da pomada a base de corticoides. Elas possuem propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antibióticas, tendo como objetivo facilitar o deslizamento da pele sobre a glande, promovendo uma melhor retratação.

 

- Exercício de retratação da pele da glande: Junto com a pomada, é indicado o exercício que consiste em segurar o pênis com uma mão e com a outra aplicar o produto, puxando a pele para trás lentamente durante 1 minuto, de 3 a 4 vezes ao dia. Feito de forma incorreta, pode causar dor e cicatrizes no local, por isso, é muito importante o acompanhamento de um médico urologista. 

 

- Cirurgia: É indicado quando o tratamento com pomadas e exercícios não são o suficiente. Chamada de postectomia, o procedimento cirúrgico consiste na retirada do excesso de pele ou somente realizando pequenos cortes na região, facilitando a exposição da glande. 


Nós da Renovare Urologia somos referência em tratamentos urológicos em Brasília, tendo uma equipe preparada para melhor atendê-lo. Agende agora mesmo uma consulta!